Estágio em Pedagogia

Estágio em Pedagogia

Muito esperado por uns, temido por outros, o estágio é parte obrigatória para concluir a graduação. É durante esse momento que o estudante tem a oportunidade de entender na prática tudo o que tem visto na teoria.

Saber antecipadamente como é o estágio em Pedagogia, quais as possibilidades de atuação e como aproveitá-lo ao máximo é uma atitude recomendada. Isso fará com que você alinhe suas expectativas com a realidade e ainda dará um preparo mais rico que o de outros colegas do curso.

Pensando em ajudar você nesse lado, preparamos este texto com algumas informações. Confira, na leitura, as seguintes informações:

  • Para que serve o estágio?
  • Como funciona o estágio de Pedagogia?
  • Quais as possibilidades de atuação do pedagogo?
  • Como aproveitá-lo ao máximo?

Para que serve o estágio?

O estágio é um dos momentos mais significativos na vida do estudante de ensino superior. Nele, será possível treinar e experimentar todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ou seja, é a melhor forma de aprimorar o aprendizado.

Se você é graduando em Pedagogia, já deve ter estudado as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), certo? Segundo o conceito, elas norteiam o trabalho das escolas e dos professores, por definir as competências essenciais a todos os alunos da educação básica. O documento orienta a formulação dos currículos escolares, a formação de professores, a produção de material didático, entre outros. Então, no estágio, você tem a oportunidade de observar essas práticas de perto.

Para muitas pessoas, essa parte é a mais empolgante do curso, já que oferece uma amostragem de como funciona a profissão. Assim, essa é a famosa hora de dar a cara a tapa e ver se o curso é realmente para você. Mas fica uma dica: se o primeiro estágio não empolgar tanto, não desanime. Tente mais uma vez. Entenda que essa experiência varia de acordo com a área escolhida e a escola conveniada, está bem?

O dia a dia do estagiário também é cheio de novidades, e não é incomum existirem muitas dúvidas e receios no começo. Dessa forma, a etapa é a ocasião ideal para conversar com orientador e acabar com qualquer insegurança.

Como funciona o estágio de Pedagogia?

Se o seu objetivo é fazer faculdade no Mato Grosso do Sul, então temos uma ótima notícia! Aqui na Uniderp, temos Pedagogia EAD (educação a distância) e na modalidade presencial. Contudo, assim como nos outros cursos, saiba que o estágio não poderá ser feito a distância, pois o aluno precisa ter bastante contato com a sala de aula.

Seguimos as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Assim, os alunos precisam cumprir a carga horária estipulada à matriz curricular, para que possam se graduar. Além disso, prezamos pela qualidade em todas as nossas formas de ensino. Dessa maneira, temos parceria com o Canal Conecta, que disponibiliza muitas vagas de estágio em Pedagogia, em empresas de diversos portes.

A frequência semanal no estágio pode variar, a depender do tipo de trabalho. Além disso, os estudantes contam com encontros semanais com o grupo de colegas e o professor. Nessa ocasião, há a possibilidade de discussões e de orientações sobre as experiências. No final do semestre, é comum a entrega de relatórios, nos quais constam resumos das atividades realizadas.

Compartilhar no

Nossos Cursos

IBTCA oferece cursos para formação e divulgação em Tecnologia e Ciências da Aprendizagem, colaborando com a qualificação dos profissionais da educação e desenvolvimento humano.

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional
EAD

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional

No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......

Nossos Trabalhos

Nascemos para promover a aprendizagem com criatividade e inovação, respeitando a neurodiversidade e a diversidade sociocultural.

162

PROJETOS

23

CURSOS

20

PESQUISADORES

25

ATENDIMENTOS

Nossa Equipe

Equipe de profissionais dedicados e qualificados que contribuem ativamente com a evolução das demandas do Instituto.

Eventos Destaques

Nossos Projetos

Últimas Novidades

Telefone

+55 65.9.9939.4262

Rua Dr. Aureo Lino da Silva, N. 150, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.