Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Pós-doutor em Educação: Cultura, Memória e Teorias em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (Bolsista CAPES). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Bolsista CNPq). Mestre em Neuropsicopedagogia, pelo Instituto Superior de Psicología y Educación (ISPEDUC), Espanha. Especialista de Formação Profissional em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, pela Faculdade Global (FG), Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Santo Amaro-UNISA, São Paulo. Graduado em Filosofia, com habilitação em História e Psicologia, pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), São Paulo. Professor Adjunto de Metodologia Científica na Graduação (Matemática, Computação, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias) e de Ciência da Aprendizagem na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus da Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. Coordenador do Laboratório de Metodologia Científica (LMC/UNEMAT). Líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente e Ciência da Aprendizagem (PDCA/CNPq/UNEMAT) e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direito, Estado e Sociedade (PPDES/CNPq/UNEMAT). Vice-Líder da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana - REDE PPEFH/CNPq/UNEMAT. Membro da International Society of the Learning Sciences (ISLS), International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciências (SBPC). Coordenador Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação-ANFOPE em Mato Grosso (2021-2023). Tem experiência e interesse nas áreas de Metodologia, Filosofia, Educação e Ciências da Aprendizagem com foco em: Ensino-Aprendizagem-Avaliação; Formação de Professores; Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional; Epistemologia e Metodologia de Pesquisa; Políticas Públicas e Estratégia; Dificuldades de Aprendizagem; Altas Habilidades/Superdotação; Educação Especial e Tecnologia Assistiva.
Ver Currículo Lattes