Especialista revela as 5 melhores dicas de como estudar a distância

Especialista revela as 5 melhores dicas de como estudar a distância

Como estudar a distância?

De acordo com a especialista, embora ofereça uma série de facilidades, o Ensino Digital requer uma boa dose de disciplina e bastante capacidade de organizar o tempo.

“O aluno é quem faz a sua própria gestão de tempo. Ele é quem sabe quantas horas por dia tem para estudar, quais tarefas são prioridade no seu dia a dia, qual o seu tipo de aprendizagem. Tudo isso deve ser levado em consideração para seguir em frente nos estudos”, aponta Luciana. Ou seja, todos esses fatores devem ser ponderados para obter bons resultados. 

A fim de simplificar o seu cotidiano e auxiliar na busca pelo diploma EAD, tomamos as recomendações de Luciana como base e listamos algumas dicas que podem ser muito úteis para você. Confira!

1. Priorize o autoconhecimento

“A primeira dica que eu daria seria priorizar o autoconhecimento, ou seja, entender qual é a melhor forma de aprender e saber o que funciona para você na hora de estudar os conteúdos ao longo do curso. Dessa forma, será possível otimizar o tempo com mais facilidade”, indica.

Quanto mais você sabe a respeito de suas preferências de estudo e afins, maiores são as chances de encontrar um bom rendimento enquanto tenta compreender um assunto.

Há pessoas que se sentem mais confortáveis estudando à noite, por exemplo, ao passo que outras preferem repassar todas as leituras na parte da manhã. Nem todos os alunos estudam e trabalham — em compensação, há aqueles que cuidam da família, têm uma longa jornada de trabalho e ainda encontram uma brecha na agenda para fazer faculdade. Portanto, não deixe de analisar o que você gosta e o que você pode fazer nesse sentido.

2. Crie uma rotina de estudos

Elaborar uma rotina de estudos eficiente pode ser um desafio para muitas pessoas. No entanto, essa etapa é fundamental para quem deseja estudar a distância.

“Faça um cronograma de acordo com o tempo que você tem. Pode ser uma hora por dia depois do trabalho, pode ser de forma intensiva nos finais de semana — o que for melhor para você, desde que seja possível manter uma continuidade”, recomenda Luciana.

Como dissemos no tópico anterior, cada pessoa se sente mais confortável de uma maneira. Alguns alunos estudam as disciplinas separadamente, mas há quem prefira estudar tudo de uma vez.

Vale ressaltar a importância de encarar o estudo como uma atividade prazerosa. Lembre-se de que você está em busca de conhecimento para crescer. Desse modo, evite encarar essa prática como uma obrigação enfadonha, visto que isso tornará tudo ainda mais cansativo.

3. Não se prenda às teorias

Você já sabe em quais horários e dias da semana seus estudos rendem mais. Contudo, depois de ler alguns dos conteúdos, sente o desempenho cair. Qual seria o motivo por trás disso? Será que apenas ler as teorias é suficiente?

Uma solução bem simples para essa sensação é mesclar longos períodos de leitura ou análise teórica com outras atividades. “Exercícios e experiências práticas tendem a ser mais motivantes que a leitura incessante do conteúdo, auxiliando bastante na retenção do aprendizado e otimizando os estudos“, indica a especialista.

4. Fuja das distrações

Ao avaliar como o mercado de trabalho vê o Ensino Digital e ponderar sobre todas as vantagens dessa modalidade de curso, fica claro que estudar a distância pode ser uma ótima escolha, não é mesmo?

Entrar em contato com as disciplinas em casa, no trajeto para o trabalho ou em qualquer outro lugar, tende a ser vantajoso. Entretanto, lidar com as distrações pode ser um grande problema. Como conciliar os estudos com o celular ligado ou com a presença de outras pessoas?

Não se esqueça de que o momento de estudo deve ser dedicado especificamente para isso. “Na internet e nos dispositivos eletrônicos, existem milhares de distrações, por isso sugiro desativar as notificações das redes sociais, não abrir outras abas no navegador — apenas as das aulas — e passar esse tempo só estudando mesmo”, destaca Luciana. Com isso, você conseguirá estudar com qualidade e foco, gastando menos tempo para aprender.

5. Conte com o suporte de ferramentas específicas

Para fugir das distrações, Luciana recomenda montar uma planilha de estudos — com horários reservados para cada uma das disciplinas. “Inclusive, aqui no Ensino Digital da Estácio, disponibilizamos para os alunos o Plano de Estudos, que permite criar uma relação entre a disponibilidade de tempo para estudar e a carga horária das matérias. Em seguida, o próprio sistema monta um planejamento”, comenta.

Depois de elaborar seu planejamento, tente seguir ao máximo o cronograma proposto pelo Plano de Estudos. Caso não consiga cumprir um ou outro dia, basta preencher a falta no sistema e a planilha reorganizará a agenda automaticamente para incluir o conteúdo perdido.

“Eu acho sempre importante, para qualquer método de organização, deixar a planilha sempre à vista. É uma forma eficaz de se cobrar ao longo das semanas.”, sugere Luciana.

Quais são as vantagens de estudar a distância?

Além da flexibilidade e da acessibilidade, vale ressaltar que os alunos do Ensino Digital têm sido cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Isso se dá porque, durante a formação nessa modalidade, o estudante recebe estímulos para desenvolver habilidades cruciais para qualquer área de atuação, como disciplina, foco, atenção, gestão do tempo, capacidade de se planejar e autoconhecimento.

Saber como estudar a distância pode ser uma consequência bastante positiva para o seu desenvolvimento profissional. Portanto, não deixe de considerar essa possibilidade para crescer na carreira!

Quer começar a se preparar logo para o Ensino Digital? Então baixe o nosso manual para se dar bem ao estudar em uma faculdade a distância e conheça essa modalidade de ensino!

Autor: Equipe Estácio

Fonte: blog.estacio.br

Compartilhar no

Nossos Cursos

IBTCA oferece cursos para formação e divulgação em Tecnologia e Ciências da Aprendizagem, colaborando com a qualificação dos profissionais da educação e desenvolvimento humano.

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional
EAD

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional

No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......

Nossos Trabalhos

Nascemos para promover a aprendizagem com criatividade e inovação, respeitando a neurodiversidade e a diversidade sociocultural.

162

PROJETOS

23

CURSOS

20

PESQUISADORES

25

ATENDIMENTOS

Nossa Equipe

Equipe de profissionais dedicados e qualificados que contribuem ativamente com a evolução das demandas do Instituto.

Eventos Destaques

Nossos Projetos

Últimas Novidades

Telefone

+55 65.9.9939.4262

Rua Dr. Aureo Lino da Silva, N. 150, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.