Veja dicas sobre como manter a disciplina na aprendizagem online

Veja dicas sobre como manter a disciplina na aprendizagem online

Sabemos que o mundo mudou e segue em constante transformação. As formas de aprender algo novo não são mais as mesmas, apegadas às fórmulas tradicionais, e o conhecimento pode estar a pouca distância de quem deseja aprender. O conhecimento não é mais uma atividade passiva, mas ativa. É preciso querer e, claro, se organizar!  

Pensando nisso, a Entretanto convidou alguns estudantes para compartilharem suas experiências no ensino remoto. Tharcísio Magno, 32, gerente comercial e estudante de Engenharia Elétrica na FEI, Rebeca Neto, 22, estagiária e estudante de Ciências e Tecnologia na Universidade Federal do ABC, deram dicas que eles têm utilizado sobre como manter a disciplina na aprendizagem online. Confira: 

  

Estudar em um espaço confortável e silencioso ajuda a absorver melhor o conteúdo 

“Sem dúvidas, quando o ambiente é calmo, tranquilo, limpo e organizado eu consigo me manter mais atento, produtivo e absorvo melhor o que estou estudando. Então, eu procuro sempre estudar no meu quarto, com a porta fechada, longe de barulhos excessivos, por exemplo”, explicou Tharcísio. 

Para Rebeca, estudar em casa às vezes é um desafio. “Minha casa é bastante barulhenta e isso torna difícil manter a concentração durante os estudos”, disse. 

A psicóloga clínica e orientadora educacional, Juliana Gois, explica: “Ao buscar um ambiente mais limpo, organizado e silencioso torna-se mais fácil direcionar o foco da atenção para aquilo que é relevante no momento, no caso o material de estudo, favorecendo o aprendizado e a produtividade”. 

Manter-se longe de distrações é fundamental para que o aprendizado aconteça 

Celulares, aplicativos de mensagens, a TV ligada. Manter-se longe das distrações pode ser um fator fundamental para a garantia da produtividade.  “Eu costumo usar o celular para estudar, outras distrações me mantenho afastado”, compartilhou Tharcisio.  

A psicóloga comenta que vivemos em ambientes repletos de estímulos e dos mais diversos tipos. “Não conseguimos controlar o barulho do sapato ao pisar no andar de cima de um apartamento, nem a buzina do lado de fora, mas podemos atuar naqueles que estão sobre o nosso controle reduzindo assim a quantidade de estímulos distratores”, explicou. 

Elaborar um plano e estabelecer uma rotina de estudos pode nortear melhor o caminho para os seus objetivos 

Rebeca explicou que costuma elaborar um planejamento da semana com todos os horários e atividades a serem realizadas. Com esse planejamento, afirma conseguir se organizar durante o dia e adapta alguma atividade quando é necessário. 

Juliana explica que o planejamento evita o acúmulo de atividades e, por consequência, minimiza a possibilidade de uma sobrecarga de tarefas e reduz, assim, momentos de estresse.  

“Outro aspecto importante a ser considerado é que o planejamento favorece o fortalecimento da autonomia. Aos poucos, considerando o seu próprio ritmo, o aprendiz se prepara e realiza em etapas as atividades, seguindo uma sequência previamente estruturada e ao se apropriar dela, sabe o que deve ser realizado a cada dia”, explicou a psicóloga. 

Além disso, um plano de estudo organiza o que deve ser feito, tornando as etapas previsíveis. Nessa época de tantas incertezas a previsibilidade transmite segurança e auxilia no controle da ansiedade, de acordo com Juliana. 

Alimentar-se e dormir bem e não esquecer das atividades de lazer também são pontos importantes 

Sabemos que esses pontos são importantes para todos e não seria diferente com os aprendizes. Juliana explicou que para que o aprendiz consiga focar sua atenção, memorizar, aprender, manusear as informações e utilizá-las quando necessário é preciso que ele possua condições físicas e mentais para isso. Sendo assim, para ter disposição para o processo de ensino-aprendizagem é necessário que o seu corpo descanse. Para ter energia nos momentos de estudo ele precisa se alimentar e para manter a saúde mental é preciso que atividades prazerosas sejam inseridas diariamente na rotina de cada um. 

“Eu costumo praticar exercícios, assistir filmes e séries, cozinhar algo diferente, dançar e ouvir música”, concluiu Rebeca. 

Compartilhar no

Nossos Cursos

IBTCA oferece cursos para formação e divulgação em Tecnologia e Ciências da Aprendizagem, colaborando com a qualificação dos profissionais da educação e desenvolvimento humano.

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional
EAD

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional

No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......

Nossos Trabalhos

Nascemos para promover a aprendizagem com criatividade e inovação, respeitando a neurodiversidade e a diversidade sociocultural.

162

PROJETOS

23

CURSOS

20

PESQUISADORES

25

ATENDIMENTOS

Nossa Equipe

Equipe de profissionais dedicados e qualificados que contribuem ativamente com a evolução das demandas do Instituto.

Eventos Destaques

Nossos Projetos

Últimas Novidades

Telefone

+55 65.9.9939.4262

Rua Dr. Aureo Lino da Silva, N. 150, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.