HACKED BY: FMC FROM DEFCOMX64
No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......
Estudar nem sempre é uma das melhores atividades que precisamos realizar. Além disso, o nosso cérebro parece estar treinado a nos boicotar: ele coopera na concentração em um jogo virtual, por exemplo, mas se distrai facilmente na hora de encarar um livro de estudos para uma prova.
A solução para esse impasse pode estar na organização e elaboração de estratégias de estudo para treinarmos o nosso cérebro a ser fiel. Um estudo concentrado pode poupar tempo e gerar resultados mais satisfatórios e com qualidade, independentemente da quantidade de horas de estudo por dia. Por isso, listamos dez dicas que podem ajudar a manter o foco. Teste cada uma delas e veja quais se adaptam melhor a você.
O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e tê-lo por mais tempo na mente.
Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem maior do que se ela estivesse digitando.
A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no silencioso aparelhos telefônicos, feche páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o material de estudo e concentre-se nele.
No tópico sobre escrever a mão, relatamos a importância dessa prática, mas não se trata de sair escrevendo todo trecho dito importante, pois, dessa forma, você escreveria outro livro, só que menor. O ideal é utilizar esquemas, os ditos mapas mentais: informações sucintas que se inter-relacionam com outras. E mais: usar cores. Setas coloridas, palavras grifadas em outro tom, “caixas de atenção”, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em destaque.
Estudar em grupo pode até parecer interessante no sentido de compartilhar saberes, mas, em um primeiro momento, é melhor que o estudante opte por realizar a atividade sozinho. Afinal, com os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas, e a qualidade do aprendizado, prejudicada. Para os professores, uma boa ideia é explicar a matéria para si mesmo, como se estivesse dando uma aula.
Autor: Brasil Escola
Fonte:
IBTCA oferece cursos para formação e divulgação em Tecnologia e Ciências da Aprendizagem, colaborando com a qualificação dos profissionais da educação e desenvolvimento humano.
No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......
Nascemos para promover a aprendizagem com criatividade e inovação, respeitando a neurodiversidade e a diversidade sociocultural.
HACKED BY: FMC FROM DEFCOMX64
A UNESCO divulga lista de aplicativos, plataformas e recursos educacionais (a maioria gratuita e disponíveis em vários idiomas), para auxiliar os pais, docentes, escolas e gestores educacionais no processo de...
Para milhares de estudantes do Rio Grande do Sul, 2020 foi um ano de portões fechados para o aprender nas escolas reais e também nas virtuais. Um prejuízo que ainda...
Estudar nem sempre é uma das melhores atividades que precisamos realizar. Além disso, o nosso cérebro parece estar treinado a nos boicotar: ele coopera na concentração em um jogo virtual,...
Como estudar a distância? De acordo com a especialista, embora ofereça uma série de facilidades, o Ensino Digital requer uma boa dose de disciplina e bastante capacidade de organizar o tempo. “O...