Expectativa Versus Realidade Do Jovem No Mercado De Trabalho: Um Estudo De Caso No Instituto Federal Do Norte De Minas Gerais Campus Pirapora, 2014 – 2018

Expectativa Versus Realidade Do Jovem No Mercado De Trabalho: Um Estudo De Caso No Instituto Federal Do Norte De Minas Gerais Campus Pirapora, 2014 – 2018

A educação profissional da rede federal de ensino brasileira se expandiu entre os anos de 2003 e 2016, sendo um dos meios para que indivíduos adquiram competência e aprimorem suas habilidades para desenvolver atividades laborais. Neste contexto, inúmeras questões permeiam a educação profissional e a inserção do jovem no mercado de trabalho, dentre elas, esta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: como a formação ofertada pelo IFNMG Campus Pirapora contribui para a inserção do egresso no mercado de trabalho? Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação do IFNMG, Campus Pirapora, em relação ao mercado de trabalho, particularmente dos alunos egressos dos cursos Técnico em Edificações e Técnico em Informática, no período de 2014 a 2018.

Verificando se as expectativas dos pré-egressos se realizam e se a formação ofertada pela instituição atende a sua função de preparar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Para atingir esse objetivo, utilizou-se a abordagem quantitativa, mediante aplicação de questionário on-line com perguntas fechadas.  Foram obtidas 123 respostas, sendo 56 de pré-egressos e 67 de egressos e fora aplicado o método de análise univariada. Os dados evidenciaram que a formação ofertada pelo IFNMG Campus Pirapora tem resultados positivos na inserção dos egressos no mercado de trabalho. Sendo constatado que muitos dos respondentes tem a necessidade deste rápido ingresso no mercado de trabalho. A pesquisa revela que os pré-egressos têm o anseio de mudar de área, sendo que o IFNMG prepara o aluno, também, para o acesso ao ensino superior. Observou-se que há baixa oferta de emprego na região nas áreas dos cursos pesquisados. Assim, conclui-se que o IFNMG é importante para o desenvolvimento econômico da região, devolvendo um profissional capacitado e com perspectiva de, por meio da formação, conseguir se manter, visto que investimentos em educação resultam em maior produtividade, pois o indivíduo desenvolve seus conhecimentos e habilidades para o trabalho por meio do ensino.  

Compartilhar no

Nossos Cursos

IBTCA oferece cursos para formação e divulgação em Tecnologia e Ciências da Aprendizagem, colaborando com a qualificação dos profissionais da educação e desenvolvimento humano.

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional
EAD

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional

No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......

Nossos Trabalhos

Nascemos para promover a aprendizagem com criatividade e inovação, respeitando a neurodiversidade e a diversidade sociocultural.

162

PROJETOS

23

CURSOS

20

PESQUISADORES

25

ATENDIMENTOS

Nossa Equipe

Equipe de profissionais dedicados e qualificados que contribuem ativamente com a evolução das demandas do Instituto.

Eventos Destaques

Nossos Projetos

Últimas Novidades

Telefone

+55 65.9.9939.4262

Rua Dr. Aureo Lino da Silva, N. 150, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.