O conhecimento sobre a evolução da logística, dos processos de custos e dos processos logísticos que ocorrem na empresa, permite implementar mudanças na forma de gerenciamento das operações e atender os objetivos estratégicos.
Considerando que, conforme Ilos (2016), os custos logísticos correspondem a 11,7% do PIB brasileiro e os gastos com logística representam 7,6% da receita líquida, tendo em vista os custos com transporte, estoque e armazenagem, faz-se necessário a mensuração destes e das suas consequências nos custos totais da empresa e dos produtos. Além disso, os custos logísticos podem ser definidos como todos os custos que ocorrem desde o fornecimento de matéria prima até a entrega do produto final ao consumidor.
Ainda que a logística esteja em constante evolução e mudança, uma das suas principais funções é observar todo o processo, desde a produção até a entrega do produto ao consumidor, dando oportunidade aos gestores das empresas de identificar e reduzir custos que influenciam diretamente nos resultados estabilizados, sem interferir na qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor final.
Destaca-se ainda que o custo da implementação de táticas logísticas pode ser visto, a curto prazo, como um alto custo para a empresa, no entanto, os benefícios a médio e longo prazo são diversos. Diante disso, questiona-se: como ocorre a evolução da logística bem como os custos e processos?
Aponta-se ainda que os processos de estocagem, armazenamento e transportes são pontos chaves para o controle de custos dentro de uma empresa. Assim como o uso de novas tecnologias para o gerenciamento de dados e implantação de sistemas, onde o controle é feito por meio de dispositivos mecânicos e/ou eletrônicos. Tais inovações colaboram para o progresso e gestão empresarial.
Esse estudo propõe descrever sobre os custos, a evolução e os processos logísticos. Além de conceituar o que é logística, descrever o que é estoque e armazenagem. Portanto, o presente estudo constata que apesar dos benefícios, tais como a redução de gastos sem perda de qualidade dos produtos e serviços prestados ao consumidor final, ainda existem erros graves que precisam ser avaliados para que os impactos sobre a empresa sejam reduzidos.
O estudo foi realizado tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos e livros, sob a abordagem qualitativa.