Professor cria atividade com videoaula de história em libras

Professor cria atividade com videoaula de história em libras

Sou professor da Unidade Educacional Especializada Professor, em Belém (PA). Desenvolvi um canal no YouTube, assim como uma página no Facebook, denominados “História em Libras”, em que estão disponibilizadas aulas direcionadas para a melhor compreensão dos alunos surdos.

As produções são compartilhadas também por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, sendo que, uma vez na rede, esses vídeos podem ser vistos pelos alunos em qualquer lugar, além de apoiar profissionais que atuam nas salas de recursos e professores do ensino regular que ministrem aulas para turmas com alunos surdos.

O programa do Mestrado Profissional em Ensino de História tem como exigência a apresentação de um produto de intervenção pedagógica direcionado à educação básica e relacionado ao texto apresentado na dissertação entregue ao fim do curso.

Neste sentido, uma das primeiras inquietações que me ocorreu foi: “como produzir algo que pudesse não apenas ser aplicado aos alunos surdos em uma determinada escola, mas também disponibilizado para um número maior de alunos e professores?” A resposta foi ganhando corpo a partir da disciplina História Pública que cursamos no primeiro semestre do mestrado, e através de conversas com amigos que atuam na área de produção audiovisual.

Criar um canal no YouTube e uma página no Facebook, onde podem ser disponibilizadas aulas em Libras, fazendo amplo uso de recursos imagéticos e acrescentando legenda em língua portuguesa, foi a solução encontrada para ensinar história, trazer as mídias digitais que tanto interessam aos alunos para dentro da sala de aula, garantir acessibilidade aos surdos sem excluir os ouvintes.

No dia 14 de maio de 2018, vinte e quatro estudantes compareceram à escola Luiz Nunes Direito (uma escola inclusiva onde os alunos surdos possuem a primeira matrícula, tendo a segunda matrícula na escola Astério de Campos, onde participam do Atendimento Educacional Especializado). Todos os alunos eram do ensino médio, haviam estudantes dos três anos deste nível de ensino, sendo dezessete ouvintes e sete surdos.

A atividade ocorreu no turno da manhã no auditório da escola. A primeira vídeo aula produzida tem sido aplicada em vários outros espaços escolares, tanto em escolas especializadas, como em escolas inclusivas.

Após a aplicação da videoaula, damos início a um debate, onde os alunos (surdos e ouvintes) têm refletido tanto sobre as questões de acessibilidade dos alunos surdos aos conteúdos escolares, como também acerca da temática tratada na aula, uma vez que o primeiro vídeo trata dos movimentos sociais, tema sugerido pelos alunos surdos durante a pesquisa para o mestrado.

Compartilhar no

Nossos Cursos

IBTCA oferece cursos para formação e divulgação em Tecnologia e Ciências da Aprendizagem, colaborando com a qualificação dos profissionais da educação e desenvolvimento humano.

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional
EAD

Gestão Escolar e Liderança Educacional na Perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida Profissional

No Brasil os professores são formados por áreas de conhecimento do currículo escolar na Educação Básica. A formação em administração escolar ou gestão de processos e serviços escolares não tem......

Nossos Trabalhos

Nascemos para promover a aprendizagem com criatividade e inovação, respeitando a neurodiversidade e a diversidade sociocultural.

162

PROJETOS

23

CURSOS

20

PESQUISADORES

25

ATENDIMENTOS

Nossa Equipe

Equipe de profissionais dedicados e qualificados que contribuem ativamente com a evolução das demandas do Instituto.

Eventos Destaques

Nossos Projetos

Últimas Novidades

Telefone

+55 65.9.9939.4262

Rua Dr. Aureo Lino da Silva, N. 150, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.